segunda-feira, 11 de maio de 2009

ELEUZA DE MORAIS





“O trabalho plástico de Eleuza de Morais é pintura de intervenção. As suas obras reflectem preocupações sociais sobre a realidade contemporânea, levantando problemas, questionando eventos e preconceitos, o papel da mulher na sociedade, os direitos humanos, a fugacidade do momento presente e os direitos dos animais são por exemplo temas que a pintora aborda com a sensibilidade de uma artista que acredita na arte como reconstrução social.
Eleuza de Morais vive a arte como uma verdadeira profissional, segura na técnica e competente na comunicação através da imagem.
As suas obras não lhe pertencem, pertencem ao mundo, aos outros e ao futuro, como ela própria reconhece a propriedade do seu trabalho plástico apenas acontece no momento de sua realização.
A dimensão social, técnica e poética da pintura de Eleuza de Morais conferem-lhe as características universais da pintura expressionista de intervenção, de introspecção e questionamento que me levam a situar esta artista ao lado de pintoras como Frida Kallo ou Paula Rego, é arte feminina, forte e válida, interrogação permanente e inquietante.”

Dra Teresa Torres de Eça (Porto, Portugal)
Licenciatura em Artes Plásticas na Escola Superior de Artes de Porto Portugal.
Mestre e Doutora em Arte Educação na Universidade de Surrey Roehampton, Londres,Inglaterra.

Telas com heróis chaplinianos.
A beleza é a única coisa preciosa na vida. É difícil encontrá-la- mas quem consegue, descobre tudo” .As palavras do cineasta inglês Charles Chaplin poderiam ser a epígrafe de uma jornada pictórica pelas telas da pintora gaúcha Eleuza de Morais. Nas imagens do cineasta e nas criadas pela artista encontra-se a mesma atitude: a de buscar constantemente o belo, principalmente a partir de cenas cotidianas envolvendo homens comuns.

A principal característica pictórica de Eleuza, é o tratamento que dá a figura humana. Seus casais ,estejam se abraçando ou se beijando de olhos fechados, obrigam a repensar os mais diversos tipos de relacionamento entre homens e mulheres.

Ao se debruçar sobre personagens femininas, Eleuza cria um amplo universo de conotações. Ao mostrar uma mulher no quarto, indecisa entre o vestido e os sapatos que vestirá, a artista pinta o sexo feminino numa situação que provavelmente somente uma outra mulher poderia enfocar com tamanha precisão e simplicidade. O rosto de indecisão da retratada diz tudo o que se pode escrever sobre a relação de uma mulher com as roupas que usa e o que impressiona é como a artista chega a esta solução com poucos e seguros traços.

Nas pinturas de Eleuza o ser humano é desvendado em sua realidade mais nua. Fundo e forma se integram chegando a um resultado bem definido, com um estilo reconhecível, principalmente ao enfocar pessoas, vistos como herdeiros diretos de Charles Chaplin, inadaptados ao mundo que os rodeia. Assim ao dar vida pictórica a esses seres, a pintora os imortaliza como representantes imagéticos das indagações que permeiam todo ser humano.”

Oscar D’Ambrósio( São Paulo, Brasil)
Membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA - Seção Brasil).
Editor do Jornal da Universidade Estadual Paulista.
Autor de “Os pincéis de Deus” (Editora UNESP e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo).

1 comentário:

Eleuza de Morais disse...

Boa tarde.Escrevo do Sul do Brasil.Sinto-me honrada em fazer parte desta Galeria e quero agradecer esta oportunidade. Também desejo convidar a todos para conhecerem meu recem criado blog pessoal:
http://entretelaseletras.blogspot.com
Neste meu blog tem mais obras, curriculo,curiosidades e concursos daqui.Agradeço as visitas, meus cumprimentos.

Pesquisar neste blogue

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
Porto, Portugal
GALERIA DE ARTE CONTEMPORÂNEA LARGO DOS LÓIOS,50 4050-338PORTO (+351)222005156 galeriavieiraportuense@gmail.com www.galeriavieiraportuense.com