domingo, 30 de maio de 2010

TARACEAS


A taracea ou embutido é una técnica artesanal aplicada no revestimento de pavimentos, paredes, móveis, esculturas e objectos artísticos. Utilizam-se peças cortadas de diversos materiais que se vão encaixando num suporte até se realizar o desenho decorativo. É um trabalho de incrustação. Entre umas peças e outras há um efeito de contraste que depende da cor e das características dos materiais empregues. Podem-se fazer combinações de pedras de distintas classes e cores.

Há notícia de trabalhos de taracea desde a era suméria na Mesopotâmia (3000 a. C.) e da dinastia Ming (1368-1644) na China. Difundiu-se pela Ásia Menor (actual Turquia) e mais tarde os romanos adoptaram-na quando entraram em contacto com o mundo helenístico. Chamaram a esta arte incrustatio ou loricatio. Plínio o Velho faz uma extensa descrição desta técnica na sua obra “Naturalis historia”. Às peças com que se faziam as incrustações, chama-lhes crustae. Os árabes introduziram esta técnica na Península Ibérica. Taracea deriva da palavra árabe Tar'sia, que significa incrustação.
Esta técnica perdura por todo o lado, sobretudo em Damasco e em Granada.

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue

Acerca de mim

A minha foto
Porto, Portugal
GALERIA DE ARTE CONTEMPORÂNEA LARGO DOS LÓIOS,50 4050-338PORTO (+351)222005156 galeriavieiraportuense@gmail.com www.galeriavieiraportuense.com